Em abril, o vereador de Campo Grande Marcos Tabosa esteve na sede do SIEMS, em reunião com o presidente, enfermeiro Lázaro Santana e vice-presidente, enfermeira Helena Delgado. Juntos, iniciam articulação para projetos voltados à qualidade de vida dos profissionais da enfermagem.
Um dos temas abordados, diz respeito ao descanso dos profissionais em seus ambientes de trabalho. “Temos visitado os trabalhadores e durante a pandemia é evidente a sobrecarga de trabalho, o cansaço físico e emocional da enfermagem. Recentemente, tivemos acesso aos dados de acidentes de trabalho, que aumentou muito na nossa categoria. Então, as instituições de saúde precisam oferecer ambientes propícios ao descanso, mas, infelizmente não é essa a realidade que temos encontrado. Por isso, fazer um projeto, junto ao vereador Tabosa e a Câmara Municipal com máxima urgência é fundamental”, ressalta o enfermeiro Lázaro Santana.
Lei do Descanso
Lei Nº8.248/2020 determina que hospitais da rede pública e privada de saúde precisam se adequar com área de convivência e repouso para enfermagem, especificamente para convivência e o descanso dos trabalhadores; ser ampla e arejada, equipada com conforto térmico e acústico; possuir instalações sanitárias; ser provido de mobiliário adequado; e ser compatível com o número de profissionais em serviço.
Câmara Municipal
O vereador Tabosa afirma que levará o tema para à Câmara Municipal. “Temos essa preocupação com os profissionais da enfermagem que desempenham exemplarmente seus trabalhos, por isso, fiz questão de vir conversar com os representantes do SIEMS que conhecem muito bem a realidade da categoria. Vamos trabalhar pela enfermagem, com articulação é possível melhorar”, destaca o vereador Tabosa.
Fonte: SIEMS