A data base da categoria dos trabalhadores em enfermagem é 1º de maio. Já as negociações salariais entre o sindicato laboral e representantes patronais começam em abril. No entanto, desde o começo do ano o SIEMS mobiliza-se para fortalecer a Campanha Salarial 2014.
Em janeiro e fevereiro o sindicato percorreu a região norte, bolsão, sul e leste do Estado. Agora, intensificará ações nos hospitais públicos, privados e clínicas da capital. O objetivo, de acordo om o presidente do SIEMS Lazaro Santana, é manter contato direto com os trabalhadores da área para que a Minuta de Reivindicações atenda as reais necessidades da categoria. “Somente a visita ao ambiente de trabalho e o diálogo espontâneo com cada trabalhador possibilita que visualizemos a realidade de cada região. Assim, somamos força, estratégia e, principalmente, fazemos um levantamento das principais reivindicações. Essa é a função de todo sindicato sério que de fato representa a sua base”, esclarece Lazaro.
Assembleias
O diretor sindical do SIEMS, Sebastian Rojas, explica que a próxima ação do sindicato será a realização de assembleias. “Esse é um momento importante, porque nesta fase acontecerá a elaboração da Minuta de Reivindicação, que será colocada em aprovação durante as assembleias. Não é o sindicato quem formula a minuta, e sim os trabalhadores. Nós analisamos e discorremos sobre tudo o que foi articulado durante nossas visitas. Mas quem decide o que será reivindicado é o próprio trabalhador (a). Só então, com as clausulas da Minuta já elaboradas, iniciaremos as negociações com os representantes patronais”, conclui.
“Todo trabalhador(a) deve participar das assembleias, afinal, ali está o seu interesse. O sindicato o representa, por isso profissional precisa se unir ao SIEMS para que novas melhorias aconteçam. Quanto mais unidos mais abrangentes serão as reivindicações e maior será a pressão sobre os empregadores durante as negociações. É preciso agir, se inteirar e somar forças pela valorização profissional e por melhores salários”, alerta a secretária geral do SIEMS, Helena Delgado.
Direito
Nenhum trabalhador pode se impedido de participar de assembleias realizadas pelo sindicato. Este direito é assegurado por lei. Se isto ocorrer, denuncie ao sindicato. O SIEMS já conquistou vitórias judiciais contra esse tipo de conduta, considerada antissindical clique no link para ler: http://siems.org.br/noticia/juridico-siems-coibe-condutas-antissindicais/
Acompanhe a agenda da Campanha Salarial pelo site
Acompanhe todas as notícias referentes a Campanha Salarial 2014 no site do SIEMS: www.siems.org.br. Todas as datas e localizações das assembleias serão divulgadas neste canal. Envie suas dúvidas para o e-mail siems@siems.org.br. Se preferir, ligue para o SIEMS sem custo algum pelo telefone 0800 600 7399.
Fonte: Ascom SIEMS