GUAICURUS NEWS
Em novembro, profissionais de enfermagem da Clínica Carandá S/S LTDA – EPP asseguraram vitória judicial, no Tribunal Regional do Trabalho – 24ª Região, por atraso salarial.
A ação coletiva foi ajuizada pelo departamento jurídico do SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul) que cobrou pagamento de multa de 10% (dez por cento) sobre o saldo salarial, na hipótese de atraso até 20 dias, acrescido de mais 2% ao dia no período subsequente desde setembro de 2016 a março de 2019, acrescida de juros e correção.
Na sentença, a juíza do Trabalho, Ana Paola Emanuelli Pegolo dos Santos, destacou a comprovação que os salários foram quitados fora do prazo legal e sentenciou o pagamento no valor de R$ 221.934, 51.
O presidente do SIEMS, Lázaro Santana, destaca que os trabalhadores precisam ser respeitados em relação ao cumprimento aos prazos dos pagamentos.
“A multa que foi cobrada na ação judicial está prevista na cláusula 5ª da CCT 2016/2018. Os profissionais dedicam-se aos seus serviços, prestam serviço ético e eficiente, é justo que recebam os salários no prazo estipulado, além disso, imagina como é ser chefe de família e passar dificuldades mesmo sabendo que trabalhou honestamente mas não recebeu sua remuneração. Por isso, o sindicato faz questão de cobrar essa multa e estamos fiscalizando o cumprimento dos nossos instrumentos normativos”, destaca Lázaro.