Amanhã, 06/05, acontece audiência entre SIEMS e a empresa Davita Serviços de Nefrologia, que será mediada pelo Ministério Público do Trabalho do MS (MPT/MS). A vice-presidente do SIEMS, enfermeira Helena Delgado, explica que o sindicato solicitou a mediação do MPT tendo em vista que a empresa desfiliou os associados - sem o conhecimento dos trabalhadores - e não respondeu às notificações e tentativas de diálogos do SIEMS.
A sindicalização é um direito constitucional do trabalhador, por isso, a assessora jurídica, dra. Olívia Brandão, enfatiza que a atitude da empresa Davita é caracterizada como conduta antissindical. “Verifica-se que é uma tentativa de enfraquecer o SIEMS diante dos trabalhadores, mas o departamento jurídico do sindicato está disposto a tomar todas as medidas cabíveis para rechaçar veementemente esta prática que algumas empresas vêm fazendo com as entidades de classe”, destaca.
Negociações Salariais
A vice-presidente, destaca que o SIEMS iniciou a Campanha Salarial, já aconteceu Assembleia que contou com participação expressiva da categoria. “Nosso objetivo é manter um Acordo de Trabalho específico, como já existia antes da Davita assumir a administração da instituição de saúde. Mas, infelizmente já nos deparamos com essa prática antissindical, mas, a diretoria SIEMS está empenhada e acredita que o MPT poderá auxiliar também para uma negociação com prioridades aos trabalhadores”, avalia.
Fonte: Adriana Miceli / SIEMS