publicado em 26 de Julho de 2018 às 08:01 - Tabela Salarial Maio 2012

SIEMS protocola proposta de Projeto de Lei para PISO SALARIAL da enfermagem do MS

A proposta é embasada em estudo aprofundado realizado pelo sindicato. É resultado da militância dos diretores e da participação dos trabalhadores da base territorial do SIEMS

 

No mês da enfermagem, o SIEMS surpreendeu a categoria com um presente há muito esperado: A PROPOSTA para PROJETO DE LEI (PL) para implantação do PISO SALARIAL ESTADUAL aos trabalhadores da Enfermagem, setor público e privado.

O presidente do sindicato, Lázaro Santana, protocolou o documento na Casa de Leis de Mato Grosso do Sul. A proposta foi recebida pelo  presidente da Assembleia Legislativa que dará prosseguimento à iniciativa do sindicato. 

“Temos a convicção, que conseguiremos a implantação do Piso Salarial, o nosso documento é muito bem embasado, um estudo minucioso, totalmente detalhado, realizamos os cálculos da média salarial por região para se chegar a um Piso Salarial Estadual”, explica Lázaro.

A proposta apresentada pelo presidente é o resultado de anos de estudo e da construção de instrumentos coletivos firmados entre o SIEMS e as diversas instituições de saúde do Estado. Também, do diálogo direto com profissionais e participação nas lutas locais e nacionais pela valorização profissional.

 “Agora, o sindicato e toda a categoria têm a responsabilidade de acompanhar todos os encaminhamentos dessa proposta, em plena articulação  para que o legislativo a transforme em  Projeto de Lei e, assim, o executivo enfim sancione a Lei do Piso Salarial do Estado do Mato Grosso do Sul. É hora de mobilizarmos para transformar a realidade da enfermagem de tal maneira que o trabalhador tenha jornada de trabalho suficiente para garantir-lhe uma remuneração satisfatória, mas também, tempo para relacionar-se com seus familiares” , enfatiza a vice-presidente do SIEMS, Helena Delgado.

 História de Luta: Há anos, o sindicato articula-se pela implantação do Piso Salarial

“Desde que assumimos a diretoria do SIEMS, nossa luta só tem crescido. Nunca deixamos de trabalhar pelo Piso Salarial, com muita responsabilidade encabeçamos manifestações pela implantação do piso salarial nacional, como, por exemplo, a ‘Marcha de Branco’, fomentamos a luta pela aprovação do Projeto de Lei 2295/2000, que regulamenta a Jornada dos Profissionais de Enfermagem a nível nacional, articulamos vários movimentos na capital e no interior do Estado e realizamos atos e audiências públicas para discutir pautas nos municípios”, esclarece o diretor do SIEMS, Sebastian Rojas. 

“Os últimos dez anos de administração no SIEMS foram de construção” é o que afirma o presidente Lázaro Santana. “A cada ano, nos deparamos com diferentes situações sejam relacionadas a reajustes, direitos trabalhistas, enfim, necessidades da categoria. Nosso empenho para garantir melhorias diante de todas essas situações vieram a agregar para a construção da PROPOSTA PARA O PROJETO DE LEI tão almejado pela categoria. Precisamos da agilidade dos representantes no legislativo. Por isso, é hora de mobilizar!

Nossa PROPOSTA tem   respaldo dos profissionais da enfermagem. O sindicato articula-se com trabalhadores de todo Estado, por isso, os artigos estão muito bem embasados.

"Temos que dialogar com os representantes da Casa de Leis, o primeiro passo foi dado, agora é  articulação que fará a diferença. Vamos juntos trabalhadores, é o nosso futuro. Valorização da enfermagem, Já!", ressalta o presidente Lázaro Santana.

Exemplo a ser seguido

No dia 28 de maio, no Estado do Rio de Janeiro, foi implantada a Lei do Piso para a enfermagem (Lei 7.898/2018). Tal vitória contou com  total participação dos trabalhadores que ocuparam a galeria do plenário na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro durante a votação dos deputados, assim garantiram que a lei fosse promulgada sem vetos. A pressão foi tanta, que no dia 22/5, o veto parcial do governador à lei foi derrubado com 51 votos favoráveis e três abstenções.

 «O Rio de Janeiro conseguiu, nós também iremos conquistar essa vitória. Conclamo a cada trabalhador e trabalhadora a participar, atender aos nossos chamados, manifestar de alguma forma, seja com conversas informais ou até mesmo juntando-se à passeatas. Vamos juntos, nós podemos mais!» Enfatiza o presidente do SIEMS, Lázaro Santana (Foto acima). 

Leia  na íntegra A PROPOSTA APRESENTADA PELO SIEMS PARA O PROJETO DE LEI ESTADUAL clique aqui

 

 

Fonte: Adriana Miceli - Assessoria de Imprensa SIEMS

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
    Arquivo(s) para baixar
    SIEMS - Sindicato dos Trababalhadores na Área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul
    Rua Laguna, 70, Bairro Cabreuva, Campo Grande-MS, CEP:79008-430 - Fone:0xx67 3028-7499 - email:siems@siems.org.br