Na manhã do dia 24 de outubro, o Siems esteve em reunião com lideranças da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul. O presidente do SIEMS, Enfermeiro Lázaro Santana, Vice-presidente do SIEMS, Enfermeira Helena Delgado, reuniram-se com o Superintendente de Governança Hospitalar, Ricardo Golvea, Auditora de Serviços de Saúde, Ana Cláudia Artigas Figueiredo e representante do departamento financeiro da secretaria. O sindicato questionou por que de 36 instituições de saúde não ainda não receberam nem o primeiro lote do retroativo do Piso Salarial.
Os diretores sindicais protocolaram um documento junto à gestão solicitando esclarecimentos sobre a falta de repasse e cobrando a data em que será realizado o pagamento aos trabalhadores.
“Já estamos na quinta parcela e a Enfermagem dessas instituições de saúde ainda estão aguardando o início do recebimento desses valores, discutimos sobre o motivo desse atraso, para entender o que está travando o repasse. Conseguimos o comprometimento do Estado de estar efetuando o mais breve possível a ordem bancária dos valores para essas instituições”, destaca o Enfermeiro Lázaro Santana.
“O sindicato está mobilizado junto aos gestores estaduais e municipais da saúde para acelerar os processos de decretos e resoluções. O dinheiro precisa chegar na conta da Enfermagem trabalhadores. O objetivo do SIEMS é que o recurso referente à diferença do Piso Salarial chegue às mãos dos trabalhadores. Por isso, temos nos empenhado, sem medir esforços, para tentar acelerar esse processo”, enfatiza a vice-presidente, Enfermeira Helena Delgado.
Fonte: Assessoria de Imprensa SIEMS