Durante a segunda quinzena de fevereiro a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (SIEMS) Helena Delgado e os diretores: Lazaro Santana e Ana Lúcia, percorreram sete municípios do estado. Segundo informou Helena, foram visitadas instituições de saúde para ouvir a categoria, fiscalizar as condições de trabalho e fechar acordos trabalhistas pendentes.
“Um bom exemplo foi caso de Bela Vista, onde o reajuste salarial não estava sendo cumprido, a pelo menos dois anos, e outras duas sentenças normativas estavam sendo desrespeitadas. Efetuamos fiscalização, buscamos o acordo e estamos encaminhando. Constatamos que a situação da região sul do Estado estava realmente crítica. Porque o descumprimento dos acordos causaram grandes prejuízos financeiros aos profissionais”, avaliou a presidente.
Ela destaca, ainda, que as fiscalizações estão sendo “eficazes”, já que onde está havendo desrespeito à convenção coletiva, o sindicato está buscando os direitos da classe via judicial.
“Não iremos permitir qualquer prejuízo à categoria. Daí a necessidade de estarmos em constante comunicação com os profissionais em todos os municípios sul-matogrossenses”, concluiu.