Exercendo seu papel de fiscalização, orientação e negociação das demandas dos trabalhadores da área de enfermagem, o SIEMS através de sua diretoria vem atuando em todos os municípios do Estado. Conforme informou a presidente, Helena Delgado que na última semana esteve com o secretário geral, Lázaro Santana, em Itaquiraí a mais de 400KM da Capital, o sindicato prioriza essa presença constante nas instituições de atendimento em saúde.
“Nossa gestão está pautada em um trabalho presente nas instituições de saúde, porque só assim podemos acompanhar de perto os problemas enfrentados pela categoria. Para tanto, o SIEMS está organizado para que cada região possa ser alvo da atuação da força sindical. Cada diretor sindical fica responsável por uma determinada região. No caso de Itaquiraí a atuação do Secretário Geral Lázaro Santana foi fundamental para detectar as irregularidades presentes no Hospital Municipal São Francisco”, explicou Helena.
ACORDOS
Alvarina Souza Matias, que trabalha a mais de 17 anos como auxiliar de Enfermagem em Itaquiraí destacou que o SIEMS atuou de forma decisiva para a formalização dos acordos necessários. “Eles estiveram dois dias inteiros aqui no hospital e fizeram uma série de levantamentos e só foram embora quando já haviam formalizado uma proposta de adequação da folha de pagamento para a administração e este mês já começaremos a receber os valores apurados, relatou Alvarina.
Já o diretor administrativo do hospital, Milton Melo, relatou que o lado patronal sempre se preocupa com a ação sindical no aspecto de exageros em sua atuação, mas que no caso do SIEMS isso não aconteceu. Para ele não houve exageros, houve ponderação. “O SIEMS orientou a administração do Hospital para que os direitos da categoria fossem cumpridos, a presidente Helena Delgado realizou levantamento do impacto financeiro readequando a folha de pagamento dos trabalhadores da Enfermagem. Desta maneira cumprimos a Lei estabelecida pelas sentenças normativas e também conseguimos atender as reivindicações dos trabalhadores, porém, sem riscos de atrasos salariais ou atrasos de 13º salários por exemplo. Tudo muito justo e já definido pelos acordos trabalhistas. Eram falhas por falta de orientação, eles estiveram aqui perceberam as irregularidades, orientaram o hospital e nos ajudaram nos acordos. Na verdade o sindicato orientou a instituição sobre essas resoluções, em questões que poderiam nos trazer problemas futuros, com ações trabalhistas. Foi uma atuação boa para todos os lados”, avaliou Milton.