A presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de MS (SIEMS), Helena Delgado, juntamente com o secretário geral Lazaro Santana participaram na ultima semana da terceira rodada de negociações com a Junta Administrativa da Santa Casa de Campo Grande. A líder sindical informa que estiveram presentes na mesa de negociação o Diretor Presidente - Issam Moussa, Coordenadora de Enfermagem - Cristiane Ost, Roseli Scandola – Assessora Jurídica do hospital, Gabriel dos Recursos Humanos e Elcio do Departamento Pessoal.
“Como não apresentaram nenhuma proposta para a categoria, já estávamos nos mobilizando para reivindicar o nosso reajuste. Prevendo até a possibilidade do dissídio coletivo seguido de greve, mas durante a reunião apresentaram a proposta de reajuste para os trabalhadores em 7% e o descongelamento por tempo de serviço, ou seja, cada ano trabalhado o funcionário receberá 1% a mais no salário”, relatou.
Outra proposta apresentada seria a manutenção das cláusulas do instrumento anterior prevendo o pagamento da gratificação de aperfeiçoamento profissional a enfermeiros, técnicos que realizarem curso de especialização ou capacitação técnica cujo percentual varia de 6% a 10% de acordo com o curso realizado.
“Essa proposta representa um estímulo ao aperfeiçoamento. Outro fator importante para a valorização profissional é que a abertura de vagas para enfermeiros no quadro de funcionários surgiriam preferencialmente aos técnicos que concluírem a graduação. Com a possibilidade de dos funcionários começarem a carreira como auxiliar, chegarem a técnicos e terminar como enfermeiros. Dentro de uma de escala projeção funcional”, detalhou.
Helena explicou, ainda, que essa proposta partiu do SIEMS sendo acatada imediatamente pela Junta Administrativa, a fim de garantir a valorização dos profissionais.
“São ideias que visam suprir a falta de um plano de cargos e carreiras. As vagas seriam abertas externamente somente se não houver preenchimento pelo quadro interno. Todas essas propostas já foram apresentadas a categoria em Assembléia às 6h30 com adesão massiva de auxiliares, técnicos e enfermeiros. Mas ainda falta a votação para aprovação ou rejeição das propostas. Nos próximos dias o SIEMS irá convocar a categoria para a nova Assembleia Geral Extraordinária”, concluiu.