Na semana passada, o SIEMS acompanhou e apoiou a manifestação dos trabalhadores em enfermagem do Recanto São Joao Bosco, que reivindicaram o pagamento dos salários atrasados referentes ao mês de março. O sindicato realizou assembleia durante três dias em frente à instituição, buscou diálogo com representantes do Recanto e com autoridades públicas, no dia 18/04, os profissionais - a pedido do desembargador Dr. João de Deus - aprovaram as propostas apresentadas por representantes públicos que estabelece prazos para arrecadação de recursos ao Recanto São João Bosco com a finalidade de quitar os salários.
A categoria de enfermagem uniu-se aos trabalhadores de outros setores da Associação que também não receberam remunerações, juntos aos seus respectivos sindicatos, sensibilizaram a sociedade que apoiou a mobilização. A mídia local fez a cobertura jornalística sobre a realidade enfrentada pelos trabalhadores.
O presidente Lazaro Santana ressalta que a categoria anunciou possibilidade de greve caso a Associação não apresentasse solução. “Nos movimentamos em busca de respostas concretas, participamos de audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região mediada pelo desembargador Dr. João de Deus e com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), promotores do Ministério Público do Trabalho (MPT), procuradores e representante da câmara municipal. Posteriormente, nos reunimos com representante políticos na Câmara Municipal, onde foram apresentadas propostas aos trabalhadores”, explica Lazaro.
Propostas
Os representantes da câmara apresentaram a proposta de realizar 2 repasses da prefeitura municipal ao Recanto São João Bosco, a primeira no dia 24/04 e a segunda no dia 05/04 para que a Associação quite os salários atrasados. Em contrapartida, representantes do Recanto confirmaram que até o final de abril regularizarão documentos contábeis que serão entregues ao município.
Outra alternativa apresentada pelos vereadores é viabilizar o quanto antes a conta bancária correspondente ao Fundo Municipal do Idoso, previsto em legislação do município, por meio da qual empresas poderão realizar doações à Associação. Os membros da Câmara também se comprometeram a destinar parte dos recursos advindos das Emendas de Vereadores ao Asilo São João Bosco. Estes recursos são repassados, no mês de julho, pela prefeitura a cada vereador para que essas verbas sejam destinadas para instituições da área de saúde e assistência social.
Por fim, a câmara propôs buscar diálogo com vice-governadora e secretária dos Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, para buscar parceria entre o governo e Associação Recanto São João Bosco.
Saiba Mais:
Veja a matéria veiculada pela TV Guanandi clique aqui
Matéria Veiculada pela TV clique aqui
Maréria Veiculada pelo SBT-MS clique aqui
Fonte: Ascom SIEMS