No mês de março, período de ênfase na luta em defesa dos direitos da mulher, o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de MS (SIEMS) está organizando manifestações em todo estado em favor dos Profissionais de Enfermagem. Segundo a presidente do SIEMS, Helena Delgado, a luta pela melhoria das condições de trabalho e aprovação do Pojeto de Lei 2295/2000, que regulamenta a Jornada de Trabalho em 30 horas semanais deverá ser amplamente discutido.
“Estamos fomentando a categoria para se organizar em favor dessas bandeiras. Já que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março e a categoria é 90% feminina. Muitas destas enfermeiras vivem a realidade da dupla e por vezes tripla jornada de trabalho, cuidando do lar e dos filhos, além da carreira profissional. Trabalhadoras submetidas à condições de trabalho indignas e à carga horária de trabalho extenuante”, destacou Helena, acrescentando que a categoria de Enfermagem de Corumbá dará inicio as programações, farão um ato público no próximo dia 05, às 10horas e em São Gabriel do Oeste o ato acontecerá na Câmara dos Vereadores no dia 13 de Março.
A líder sindical informou que essas ações fazem parte do calendário de mobilização 2012 pela votação do projeto de lei que regulamenta a jornada de 30 horas semanais. A matéria já foi aprovada no Senado Federal e deve ser votada na Câmara dos Deputados nos próximos meses.
“Em abril, mês de comemorações pelo Dia Mundial da Saúde, iremos participar de uma grande mobilização da enfermagem em Brasília. Será no dia 11 e estaremos lá em caravanas de todo Brasil com muitos profissionais e estudantes da área”, anunciou.
Helena Delgado informou, ainda, que o SIEMS já encaminhou aos representantes sindicais e detentores de mandato eletivo orientações para as manifestações.