O SIEMS firmou o Acordo Coletivo de Trabalho da categoria do Hospital São Mateus - Caarapó – 2016/2017. O sindicato assegurou um reajuste salarial linear dede 10% acrescido de 100 reais por adicional de atividade desenvolvido na área de saúde (equivalente a 7%) e adicional por tempo desserviço 1% por ano trabalhando, no total os reajustes chegam a somar 18%.
Descongelamento de salário
Um dos problemas identificados pelo SIEMS foi a estagnação dos salários, por isso, o sindicato se empenhou e conseguiu garantir o descongelamento do adicional por tempo de serviço. Após um ano de serviço o trabalhador passa a ter progressão anual de 1%, pago até a database e constante das folhas de pagamento sendo reajustado conforme Acordo Coletivo. Essa conquista é muito importante porque se analisada a longo prazo, pode possibilitar aumento de até 29% no salário do profissional mulher e 34% no salário do profissional homem, se estes cumprirem todo o período de trabalho no hospital até se aposentarem.
Adicional de Atividade Desenvolvida na Área de Saúde
Os profissionais que atuam em atividades de plantão em saúde, área de urgência e emergência, centros cirúrgicos e setores de enfermarias em jornada especial de trabalho receberão gratificação de R$ 100,00 nos meses que ocorrerem feriados nacionais, estaduais, municipais e nas datas de pontos facultativos do município de Caarapó os profissionais.
Fortalecimento
Para o presidente do SIEMS, Lázaro Santana, as conquistas são relevantes. “Em momento de difícil negociação, no qual nos deparamos com a afirmativa de crise financeira nacional, conseguimos assegurar ganhos aos trabalhadores. Isso, é resultado do comprometimento da diretoria do sindicato que ao negociar visa melhorias não apenas no reajuste salarial, mas também na valorização profissional”, destaca.
Fonte: Assessoria de Impresa SIEMS