Diante do avanço da epidemia COVID-19, o SIEMS está trabalhando para prevenção da saúde dos trabalhadores. O sindicato acompanha os protocolos e recomendações dos órgãos oficiais, participando de ações conjuntas com as instituições de saúde para enfrentamento da COVID-19.
Na manhã do dia 19 de março, o presidente Lázaro Santana, vice-presidente Helena Delgado e diretor Sebastian Rojas estiveram em reunião com representantes da Associação Beneficente de Campo Grande.
No período vespertino, aconteceu reunião entre o SIEMS e Sindhesul. As entidades sindicais da saúde discutiram sobre as Medidas Provisórias, Decretos Municipais e Estaduais, que normatizam as ações que poderão serem adotadas pelos estabelecimentos de saúde de MS, bem como as recomendações do Ministério Público do Trabalho/MS, para enfrentamento e contenção da propagação da COVID-19.
O sindicato acompanha as demandas dos profissionais neste período crítico e nessas reuniões evidencia que a enfermagem deve ser protegida.
“Os profissionais estão na linha de frente, correndo risco de comprometer a própria saúde, para cuidar dos pacientes. Devem ser resguardados ao máximo com a utilização de Equipamentos de Proteção Individual e cuidados no ambiente de trabalho que minimizem ao máximo as chances de transmissão do coronavírus”, destaca o presidente.
A enfermeira Helena Delgado ressalta que o trabalho em conjunto contribuirá para um respaldo mais eficaz aos profissionais. "Entendemos que sozinhos não é possível conter o avanço da COVID-19, por isso nos articulamos e estamos em sintonia com os trabalhadores e representantes das instituições, buscando alternativas para preservar a vida dos pacientes, mas também dos heróis da saúde que diariamente saem de suas casas rumo ao enfrentamento ao coronavírus”.
Fonte: Assessoria de Imprensa SIEMS