O SIEMS é atuante em todo o Estado com dezenas de Acordos Coletivos Específicos. No município de Amambai/MS a atuação do SIEMS, por meio da diretoria está se fortalecendo. Recentemente, o sindicato firmou o Acordo Coletivo de Trabalho da Enfermagem e Acordo Coletivo para complementação do Piso Salarial da empresa Clínica Baggio e continua a articulação com os trabalhadores das demais instituições de saúde da região.
O diretor sindical Técnico em Enfermagem Cleyton Araujo Mendes destaca a atuação do sindicato na região. “Tenho visto muita evolução, se empenhando para firmar Acordos. Além disso, o SIEMS notificou o Hospital Divina Providência quanto à complementação do Piso Salarial à Enfermagem, tem ação judicial em trâmite para pagamentos de direitos trabalhistas dos profissionais da Missão Evangélica Caiuá e está atuando para pagamento do retroativo do Piso à Enfermagem desta instituição”, explica.
Para o diretor, a luta é necessária. “Não é fácil, muitas vezes os patronais pensam que somos contra eles, mas não é isso, só queremos garantir os direitos previstos na legislação. Com o sindicato a Enfermagem tem voz e é ouvida, por isso, a luta continua, é constante”, enfatiza Clayton.
Acordo Coletivo Clínica Baggio
O Sindicato assegurou todos os benefícios do instrumento normativo anterior e também firmou o acordo para aplicação da complementação do piso salarial da Enfermagem, respeitando a proporcionalidade das horas trabalhadas.
O reajuste salarial para a data-base de 2024, que é em 1º de maio, também foi firmado. “Na mesa de negociação asseguramos o reajuste de 100% do INPC (Índice Nacional De Preço ao Consumidor)”, destaca a vice-presidente do SIEMS, Enfermeira Helena Delgado.
Benefícios
Entre os benefícios destaca-se:
Adicional de Horas extras e feriados: Acréscimo de 50% sobre a hora normal, todas as primeiras duas horas extras trabalhadas, sendo que e as demais serão calculadas com 100% sobre o valor da hora normal. Para o Trabalho realizado aos domingos ou feriados serão remunerados em dobro.
Auxílio Creche: Aos empregados que tenham filhos menores de 6 (seis) anos de idade aos empregados que trabalham no período noturno, valor de R$ 95,00 (noventa e cinco reais) mensais.
Abono Assiduidade: 8% (oito por cento) calculados sobre o salário base.
Gratificação por Aperfeiçoamento Profissional:
5% sobre o salário base ao Enfermeiro associado que tiver obtido diploma em cursos de aperfeiçoamento profissional tais como: Pós-graduação, Mestrado, Doutorado.
5% ao Técnico de Enfermagem associado que concluir curso de formação reconhecido pelos Conselhos de Classe, Escolas Técnicas ou Instituições de Ensino superior aprovadas pelo MEC, com cargas horárias mínima de 40 horas.
Fonte: Assessoria de Imprensa SIEMS