O primeiro sindicato a integrar o GETRIN-24 (Grupo de Trabalho Interinstitucional). Este marcante acontecimento para o SIEMS e categoria da enfermagem, aconteceu no dia 24 de agosto, em solenidade de adesão que aconteceu na sede do sindicato.
O GETRIN-24 é importante para os trabalhadores do Mato Grosso do Sul porque incentiva e fortalece a promoção da saúde, segurança e prevenção de doenças e acidentes de trabalho. Com a adesão, o SIEMS acredita no fomento à prevenção de doenças dos profissionais da enfermagem.
SOMAR PARA FORTALECER
Além de líderes de enfermagem da Santa Casa de Campo Grande, enfermeiros de hospitais e estabelecimentos públicos e privados, técnicos de segurança de trabalho, técnicos em enfermagem, advogados e representantes do Ministério Público do Trabalho e da Câmara Técnica do Ministério da Saúde, a solenidade de adesão também contou com a participação de autoridades públicas que se destacam no âmbito trabalhista do Estado.
Compuseram a mesa: Presidente do SIEMS, Lázaro Santana; Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro e Juiz do trabalho Substituto, Dr. Márcio Alexandre da Silva; Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de MS, Dr. Neri Azambuja; Coordenadora do Cerest Estadual, Maria Madalena Xavier de Almeida; Gerente do Serviço de Enfermagem da Associação Beneficente de Campo Grande, Luciana Gimenez; e Coordenadora do Serviço do Serviço de Enfermagem do Hospital Unimed CG, Claudenice Valente.
AVANÇO
O Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro e Juiz do trabalho Substituto, Dr. Márcio Alexandre da Silva destacou que a participação do sindicato é um avanço. “Temos acompanhado e identificado que o SIEMS um sindicato atuante e conta com uma categoria mobilizada. Agora, estamos juntos, assinando este termo de adesão, isso é um grade avanço. É muito melhor trabalharmos juntos do que separados. Daqui para a frente, promoveremos diversas ações para a saúde dos profissionais da categoria e de outros segmentos também”, informou.
O presidente Lázaro Santana enfatiza a relevância da adesão ao Grupo. “Somos a segunda categoria no ranking de doenças ocupacionais de todo o país, possivelmente em decorrência do cotidiano da enfermagem com sobrecarga de trabalho. Junto ao GETRIN-24, pretendemos apoiar ações que colaborem para reduzir os atos índices de doenças físicas e mentais, como por exemplo a depressão, LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos) e acidentes de trabalho”, pontua.
Integrantes do GETRIN-24
O Grupo é formado por integrantes do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região), PRT/MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul), SRTE/MS (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul), Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Saúde do Trabalhador de Mato Grosso do Sul), Cerest MS (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Mato Grosso do Sul) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Regional Campo Grande) e SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul).
Fonte: Adriana Souza Miceli - SIEMS