Com a previsão de escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nos hospitais públicos do Mato Grosso do Sul, o SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul) em parceria ao Getrin-24 (Grupo de Trabalho Interinstitucional) viabilizam a compra de equipamentos e até mesmo de matéria prima para confecção de Avental e máscaras que serão distribuídos aos profissionais de enfermagem dos hospitais públicos do Estado.
O recurso utilizado, no valor de 30 mil reais foi disponibilizado pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul. A vice-presidente do SIEMS, Helena Delgado, explica que a medida visa atender em caráter emergencial à categoria que está na linha de frente no Combate à COVID-19.
“Em articulação com o Getrin-24, por meio da coordenadora Cláudia Noriler, avaliamos que auxiliar a categoria da enfermagem é previr não apenas os profissionais, mas toda a sociedade que conta com o atendimento desses trabalhadores”, destaca Helena Delgado.
A vice-presidente enaltece o comprometimento dos órgãos do trabalho diante da pandemia. “Desde o início da propagação da COVID-19 no Estado, o SIEMS e Getrin-24 tem atuado em parceria ao Ministério Público do Trabalho que elaborou notificação, com medidas preventivas aos hospitais, solicitando Plano de Contingência às instituições. O TRT, por sua vez, por meio do seu presidente Dr. Nicanor de Araújo Lima, Juiz do Trabalho Márcio Alexandre da Silva e demais desembargadores entenderam a necessidade de abastecer as instituições de saúde com os EPIs, tão fundamentais à proteção dos profissionais”, ressalta Helena.
Com o recurso o SIEMS já adquiriu: Protetores faciais; Óculos de Proteção com vedação; Máscara/N95 e tecidos para confecção de máscaras e aventais. De acordo com o SIEMS, os hospitais que enviaram o Plano de Contigência receberão os EPIs.
O Grupo de Trabalho Interinstitucional é composto pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho/MS, Fundacentro/MS, Cerest Regional Campo Grande, Cerest Estadual e Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul - Siems, constituído no âmbito do Programa Trabalho Seguro, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT.
Ação Social
Diante da solidariedade gerada em meio à pandemia, o SIEMS lançará no dia 13 de abril a possibilidade de trocas de máscaras com a sociedade.
Quem tiver máscaras de TNT com gramatura de 50 e 80, ou até mesmo máscaras n95, poderão trocar máscaras de tricoline, fabricadas por costureiras contratadas pelo sindicato.
“Os profissionais não podem utilizar essa máscaras de tecido nas instituições hospitalares, mas a população em geral pode. Estas, ainda podem ser lavadas e foram recomendadas até mesmo pelo ministro da saúde do país”, explica Helena.
Para realizar as trocas, basta ligar nos seguintes telefones: (67) 3028-7499 ou (67) 3028-7399. O SIEMS irá realizar a troca no local que o cidadão preferir.
Fonte: Adriana Miceli - Assessoria de Imprensa SIEMS