Em breve a inscrição estará aberta | Entrada 1kg de alimento não perecível
Em novembro, nos dias 27 e 28, acontece o I Colóquio Internacional de Saúde Mental & Trabalho - Vulnerabilidade Psíquica na Precarização Social do Trabalho, em Corumbá (MS).
O evento ressalta às discussões sobre saúde-mental e trabalho, enfatizando temas como emprego, desemprego, precarização social, sofrimento e patologias do trabalho.
Enfermagem
A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul (Siems), Enfermeira Helena Delgado, participará da mesa de abertura do Colóquio. “Levaremos a realidade dos profissionais da Enfermagem, inserindo a categoria nesta relevante discussão buscando a criação de políticas públicas que resguardem a saúde mental e busquem melhorias no ambiente de trabalho”, destaca a Enfermeira.
O presidente do SIEMS, Enfermeiro Lázaro Santana, convida a Enfermagem. “Quem puder participar estará contribuindo e muito para avançarmos pela saúde mental dos trabalhadores. Precisamos sim apontar a realidade de muitos profissionais da Enfermagem que sofrem com a sobrecarga de trabalho, ambientes insalubres, assédios morais que geram vulnerabilidade psíquica profunda nestes profissionais, ainda mais em um evento com a visibilidade de autoridades públicas que podem contribuir para coibir as irregularidades no ambiente de trabalho”, explica.
O I Colóquio Internacional de Saúde Mental & Trabalho é realizado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Ufms) e Laboratório de Saúde Mental do Trabalhador, com apoio do Siems e o Getrin 24(Grupo de Trabalho Interinstitucional), Conselho Regional e Psicologia, Grupo do Mestrado em Estudos Fronteiriços UFMS/CPAN, Programa de Pós-Graduação em Educação e Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Parceria pelo trabalhador
A Enfermeira Helena Delgado afirma que entre as prioridades do Siems está o cuidado com a saúde física e mental da Enfermagem. “Há anos, integramos o Getrin 24 e participamos ativamente das ações e Campanhas de prevenção à saúde do(a) trabalhador(a). Recebemos todo apoio do Ministério Público e conseguimos trazer palestrantes, realizar trabalhos de conscientização, seminário, panfletagens e desta forma vamos mantendo o contato direto com os profissionais e sociedade, alertando sobre este importante tema. Participar deste Colóquio Internacional é avançar ainda mais em prol Enfermagem, interagindo com outras categorias e com professores, pesquisadores, autoridades públicas que tem acesso a estudos e dados técnicos acerca da saúde dos trabalhadores”, destaca.
O Getrin 24 composto pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, Ministério Público do Trabalho, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Fundacentro, Cerest Regional Campo Grande, Cerest Estadual, Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, SIT-Inspeção do Trabalho e Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado do Mato Grosso do Sul.
Fonte: Adriana Miceli - Assessora de Imprensa SIEMS | Encartes: Divulgação do Evento