Vice-presidente do PSB-MS, Sérgio Assis, se comprometeu a caminhar junto ao SIEMS para fortalecer pressão pela votação e aprovação das 30 horas
“Valorização profissional para os trabalhadores da área de enfermagem, esta é uma constante luta do Sindicato dos Trabalhadores na área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (SIEMS)”, enfatiza o presidente do sindicato Lazaro Santana, ao explicar que a categoria mobiliza-se para que a redução da jornada para 30 horas semanais seja colocada em votação na Câmara Federal.
Há 14 anos tramita o Projeto de Lei (PL 2.295/00) que fixa em 30 horas a carga de trabalho semanal de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A intenção é assegurar isonomia dessa categoria com outros profissionais de saúde. O texto já foi aprovado pelo Senado, está pronto para ser votado em Plenário desde 2009 e chegou a ser incluído na pauta do esforço concentrado no início de abril, mas até hoje não foi apreciado.
Recentemente, o PL foi pauta de discussão no plenário Ulisses Guimarães, na Câmara dos Deputados em Brasília. Ciente da importância de conscientizar os representantes políticos, o SIEMS buscou o diálogo com representantes políticos e recebeu o apoio do vice-presidente do Partido Socialista Brasileiro de Mato Grosso do Sul (PSB-MS) Sérgio Assis que comprometeu-se a disseminar a relevância do tema.
“Acompanho a luta dos trabalhadores em Enfermagem de Mato Grosso do Sul há cerca de 10 anos, sempre em contato com o sindicato. Nos mandatos de vereador e deputado estadual, sempre caminhei com a categoria participando das manifestações, viabilizando cursos técnicos e auxiliando o sindicato nesta luta. Por reconhecer a importância do profissional de enfermagem que zela pela vida de outros seres humanos, defendo junto ao SIEMS a importância da valorização. A redução da jornada é essencial para a qualidade de vida destes profissionais”, destaca Sérgio Assis.
O presidente do SIEMS ressalta que continuará buscando apoio pela redução da jornada. “Neste momento todo apoio de representantes políticos, parlamentares e sociedade é de fundamental importância para a categoria a nível nacional. O SIEMS sempre contou com o apoio do Sérgio Assis, seja para as questões legislativas como também para a promoção do fortalecimento sindical. Esperamos que outros representantes estaduais também sigam este exemplo e se mobilizem pelas 30 horas aos trabalhadores na área de enfermagem”, enfatiza.
Mobilização
“Através do apoio das entidades sindicais e da UGT-MS (União Geral dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul) o SIEMS viabiliza recursos para deslocar uma delegação de profissionais até Brasília para mobilização unificada com todos os profissionais do país”, explica o líder sindical Lazaro Santana.
Sérgio Assis afirmou que contribuirá com a presença dos profissionais em Brasília. “Estamos angariando recursos para possibilitar o maior número de trabalhadores da enfermagem, a voz da categoria de MS com certeza engrossará a pressão pela votação do Projeto de Lei”, informou o vice-presidente do PSB-MS.
Fonte: Ascom SIEMS