A presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de MS (SIEMS), Helena Delgado, alerta toda categoria contra uma normativa da Anvisa. “Trata-se da RDC 26, de 11 de 2012, que altera a Resolução (RDC) 07, aumentando a relação de no mínimo um enfermeiro a cada dez leitos, em cada turno de UTI. O que representa um grande retrocesso, evidente resultado da pressão que as instituições hospitalares têm exercido sobre o governo para reduzir os seus custos. Configura deficiência na assistência prestada ao usuário e sobrecarga de trabalho aos profissionais de ponta. Além do umento da taxa de absenteísmo. Não podemos aceitar isso!”, ponderou.
Helena Delgado também ressaltou que a enfermagem está “sempre na luta por melhores condições de atendimento à saúde da população”. Conforme a líder sindical, Uma das lutas era a proporção de um enfermeiro para cinco pacientes de UTI para serviço assistencial em cada turno.
“Esta proporção objetivava contemplar as necessidades dos pacientes em estado crítico, além de propiciar um cuidado mais seguro. Mas a ANVISA, por meio da RDC 26 aumentou a relação de no mínimo um enfermeiro cada dez leitos, em cada turno. Um Absurdo! Convocamos a categoria para participar de um abaixo assinado contra a RDC 26, exigindo que a Anvisa ouça as entidades sindicais e que altere o conteúdo da proposta”, finalizou.