Por falta de repasse financeiro do governo do Estado ao Fundo Municipal de Saúde de Nova Andradina, profissionais em enfermagem do Hospital Regional estão com salários atrasados e alertam para a deflagração de greve a partir da próxima semana.
De acordo com o SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) o valor devido pelo Estado é de R$ 700.000. “Entramos em contato com a Fundação de Serviços de Saúde de Nova Andradina (Funsau/NA) que nos informou que o valor repassado pela prefeitura municipal é insuficiente para custear todos os gastos do hospital, sendo necessário a complementação da verba estadual para o pagamento dos profissionais”, explica o presidente.
O sindicato também buscou diálogo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Cido Pantanal. “O chefe do Legislativo nos informou que a prefeitura municipal já esgotou os recursos encaminhados ao hospital, como antecipação de verbas no valor de R$ 500.000, destacando que o órgão não tem mais recursos para destinar ao hospital. Desta forma, o impasse se concentra no valor devido pelo Estado”, explica o presidente do SIEMS, Lázaro Santana.
Saúde x Situação precária
O presidente do SIEMS destaca que a saúde nos municípios de Mato Grosso do Sul passa por situações difíceis. “O governo estadual, faz muita publicidade de melhorias nos municípios. Mas, lamentavelmente, ao percorrer as cidades do interior o que constatamos são hospitais em estados precários, folhas de salários atrasadas e deficientes condições de trabalhos. Ciente de que a situação da saúde dos municípios é difícil, ainda trava recursos que deveriam ser repassados dentro dos prazos estabelecidos. Prova disso, é o que está acontecendo na cidade de Nova Andradina, onde o Fundo Municipal de Saúde têm recebido a verba com frequentes atrasos”, critica Lázaro Santana.
Fonte: SIEMS