Com salários atrasados trabalhadores cruzarão os braços por tempo indeterminado
Amanhã (09/06), a partir das 12h30min, trabalhadores da Santa Casa representados pelo SIEMS (Sindicato dos Profissionais da Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), SINTESAÚDE/MS (Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul) e SINTERMS (Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia em Empresas Públicas e Privadas no Estado de Mato Grosso do Sul) suspenderão as atividades. O motivo é o atraso salarial ocasionado pela falta de repasse de verba da prefeitura municipal ao hospital, no valor de R$ 19,730 milhões. Pela manhã, os sindicalistas entregarão notificação à diretoria da instituição.
Descaso
Na tarde de segunda-feira (08/06),foi cancelada a reunião entre secretários de saúde estadual e municipal - Nelson Tavares e Jamal Salem - e a diretoria da Santa Casa, que abordaria a formalização do contrato público com previsão de repasses mensais ao hospital. O presidente do SIEMS, Lázaro Santana enfatiza que tal situação evidência o descaso das autoridades públicas com a saúde e com a população.
Mobilização
Em maio, os profissionais realizaram uma passeata reivindicando o pagamento de seus salários que estavam atrasados. Mais de 1000 trabalhadores marcharam do hospital até a prefeitura municipal com cartazes, carro de som e palavras de ordem. Após a mobilização, o secretário municipal de saúde pública liberou o recurso à Santa Casa.
Fonte: Ascom SIEMS