A negociação salarial do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015 da categoria da Santa Casa – Campo Grande é marcada pela inflexibilidade patronal. O hospital apresentou como proposta de reajuste linear apenas a cobertura do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), ou seja, sem ganho real. A categoria demonstra indignação, considera a proposta rebaixada por ser muito aquém do almejado e já se mobiliza.
De acordo com o presidente do SIEMS, Lazaro Santana, a negociação começou em maio. A primeira proposta patronal de reajuste com o percentual de 5,82%, INPC do período, foi apresentada no dia 16 de maio. Em seguida, o SIEMS agendou reunião com os representantes da Santa Casa e apresentou uma contraproposta. Desde então a categoria aguardou a resposta do hospital. Mas, no dia 18/06, em reunião na superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul, não foi apresentada nova proposta, os representantes patronais mantiveram apenas a cobertura do INPC, que neste período é de 6,08%.
Em Assembleia Geral Extraordinária, convocada pelo SIEMS, que aconteceu também no dia 18/06, para repassar o resultado da reunião com os patronais, a categoria revoltou-se. “Os profissionais esperavam nova proposta com ganho real, como não foi apresentado nada ficaram indignados com a indiferença com a qual estão sendo tratados”, destaca Lázaro Santana.
Insatisfação
“Nos últimos 4 meses mais de 100 profissionais pediram demissão da Santa Casa. Em plena negociação salarial, o hospital vem perdendo excelentes trabalhadores em enfermagem. Isso, evidência a insatisfação da categoria, provando que é preciso valorizar o profissional seja com melhores salários e também com melhores condições de trabalho”, destaca Lazaro Santana.
Mobilização
No dia 25 de junho, às 10h, acontecerá nova rodada de negociação, desta vez, agendada pela Superintendência Regional do Trabalho. A categoria definiu, junto ao SIEMS, que cada setor enviará dois representantes para participar da reunião. “O sindicato acredita que a Santa Casa da capital irá rever a atual proposta e chegar a um consenso com os trabalhadores, é preciso flexibilização patronal para com colaboradores que contribuem, e muito, para o bom funcionamento do hospital”, avalia o presidente do SIEMS.
Assembleia
No dia 25/06, às 12h30min, acontecerá Assembleia Geral Extraordinária, com os trabalhadores da área de enfermagem Santa Casa, para apresentação do resultado da reunião de negociação entre SIEMS, profissionais de enfermagem e representantes patronais. Por isso, participe!
Fonte: Assessoria de Comunicação - SIEMS