A Campanha Salarial 2013/2014 teve inicio pela Região Norte e Bolsão. Os dirigentes sindicais Ana Lucia Domingues, Helena Delgado, Lazaro Santana e Sebastião Rojas, percorream os municipios realizando o levantamento das reivindicações da Categoria, ouvindo as demandas desta região. O presidente do SIEMS, Lazaro Santana disse estar satisfeito com a participação dos trabalhadores mas ressalta que quanto mais profissionais estiverem envolvidos com os problemas e as necessidades da Classe, maiores serão as chances de alcançarmos exito. O principal ponto a ser discutido se refere ao reajuste salarial bem como, a defasagem dos salarios nos ultimos anos devido a politica de reajuste que tem como base o indexador do INPC dos ultimos 12 meses. " Levantamos a Pauta e após a realização de todas as assembleias itinerantes convocadas consolidamos e transformamos em um unico instrumento, encaminhamos ao SINDHESUL (sindicato Patronal) e iniciamos as negociações, caso não conseguirmos chegar a um acordo ingressamos com Dissidio Coletivo de Trabalho e então caberá ao Tribunal Região do Trabalho determinar as clausulas que serão válidas pelos 12 meses seguinte", detalhou Lazaro Santana.
A Data Base da Categoria é no mes de Maio mas os dirigentes percorrem antecipamente todo o Estado levantando as reivindicações e iniciar logo o processo de negociação. As reuniões com o Sindicato Patronal poderão ser acompanhadas pelos trabalhadores, cada Região poderá escolher um representante e este, poderá vir às reuniões e acompanhar todo o trabalho de negociação. Aos hospitais cabe a alternativa de realizar um Acordo Coletivo em separado, dentro de sua propria realidade economica e dentro dos anseios de seus trabalhadores. As instituições publicas e privadas que optarem pelo acordo não ficarão a merce de sentenças judiciais e os trabalhadores terão suas reivindicações atendidas em menor tempo, é um processo ganha-ganha em que trabalhador e empregador através da mediação do Sindicato conseguem manter o dialogo e melhorar a relação de trabalho.
A partir de 04 de Fevereiro de 2013 as Instituições Publicas e privadas a serem visitadas pelo dirigentes sindicais serao dos municipios da Rota 04 que compreendem os municipios de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Ladário, Miranda, Terenos e Rota 05 que compreendem os municipios de Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Porto Murtinho e Sidrolândia.
Os dirigente sindicais seguem um roteiro de Assembleias Itinerantes estabelecido em Edital de Convocação, publicado em jornal de maior circulação no Estado. Ficam as Empresas notificadas a partir da publicação do Edital sobre a realização das assembleias dos trabalhadores, sendo livre o acesso dos Dirigentes Sindicais de acordo com a Sentença Normativa vigente.
PARTICIPEM DAS ASSEMBLEIAS CONVOCADAS PELO SINDICATO!!!