Cuidar da saúde dos trabalhadores é missão importante não apenas para melhorar os índices da qualidade do atendimento no âmbito hospitalar, mas, principalmente, para prevenir doenças e acidentes de trabalho com danos físicos e mentais aos profissionais da saúde. Por isso, o Getrin 24 (Grupo de Trabalho Interinstitucional) - do qual o SIEMS é integrante - apoiou e participou do 20ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), que aconteceu entre os dias 03 e 07 de dezembro.
Promovido pelo CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Santa Casa/Campo Grande, o evento foi direcionado aos profissionais que laboram no hospital e contou com palestras abrangindo temas como acidente no trabalho, atividade física, violência contra a mulher, prevenção e combate à Aids e DST. Além disso, aconteceu concurso de desenho com o tema: Prevenção de Acidentes na Enfermagem.
A vice-presidente do SIEMS, Helena Delgado, ressalta que a prevenção é essencial para preservar a saúde dos profissionais. “O SIEMS compreende a importância de eventos como esse, cada profissional deve ter acesso às informações e entender ao máximo a necessidade de estar atento a tudo que possa gerar dano à sua saúde”, ressalta.
Em visita ao SIEMS, em 2018, o Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro e Juiz do trabalho Substituto, Dr. Márcio Alexandre da Silva, apontou sinais de alerta . “A enfermagem é uma das profissões com maior índice de doenças ocupacionais, por isso, as instituições patronais devem se adequar em busca da prevenção dos acidentes no trabalho. O Getrin 24 promove e apoia ações com o objetivo de priorizar a saúde dos profissionais, destacando as informações acerca da conscietização”, pontuou.
Getrin 24
O Grupo é formado por integrantes do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região), PRT/MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul), SRTE/MS (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul), Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Saúde do Trabalhador de Mato Grosso do Sul), Cerest MS (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Mato Grosso do Sul) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Regional Campo Grande) e SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul).
Fonte: Assessoria SIEMS, Crédito Fotos: Santa Casa