Em vídeo publicado nas redes sociais do SIEMS, no dia 04/10, a vice-presidente do sindicato, Enfermeira Helena Delgado, explicou detalhadamente as atualizações das ações que visam o cumprimento da Lei do Piso Salarial em Mato Grosso do Sul.
Veja o vídeo no instagram clique aqui
Veja o vídeo no facebook clique aqui
A Enfermeira destaca que as negociações estão avançando em vários municípios, mas enfrenta impasse junto ao sindicato patronal. Os representantes patronais solicitaram um prazo de cinco dias para se manifestar acerca de uma proposta sobre a Convenção Coletiva e o Piso Salarial, prazo este aceito pelo juiz de trabalho. Mas, desde já alertamos que se a proposta não for aceita pelos trabalhadores, o sindicato irá buscar o judiciário. "Se não houver a aprovação, pediremos o desmembramento das negociações da Convenção e desta forma liberar as empresas privadas para o SIEMS iniciar uma discussão em separado ou judicialização para o cumprimento do Piso Salarial”, enfatiza Delgado.
Reunião com Secretaria de Saúde
Em relação aos hospitais filantrópicos, algumas cidades ainda não receberem os recursos porque o Estado recebeu a verba federal em agosto e deveria ter pago até 23 de setembro aos hospitais, mas estavam com o recurso parado. “Somente após a reunião com o SIEMS ficou deliberado que o Estado criaria um decreto com definições do envio desses valores destinados às instituições que ainda não receberam nem a primeira parcela. Destaca-se, que são instituições que irão receber fundo a fundo, mas do Estado. São municipios que não tem gestão plena do sistema municipal, então é o Estado quem repassa", explica Helena.
O Decreto foi publicado no dia 03/10. Confira no documento abaixo a relação de unidade hospitalar que receberão os recursos e leia o decreto na íntegra.
Unidades Hospitalres que receberão os recursos clique aqui
Leia o Decreto na íntegra clique aqui
O SIEMS enfatiza que o Estado está liberando o primeiro lote do recurso, mas já existe outra portaria 1355, liberando o segundo lote. "Com o decreto há avanços porque agora só estamos aguardando o trâmite legal dentro da liberação dos recursos", esclarece a vice-presidente .
Resolução Aprova que Estado efetue o repasse para as instituições de saude clique aqui
Abaixo ofício do SIEMS destinado à Secretaria Estadual de Saúde clique aqui
Resposta Secretaria Estadual de Saúde clique aqui
Cuidado com Fake News. Na dúvida, sempre confira nos canais oficiais do SIEMS ou informe-se pelo whatsApp:9 9245-5810