A segunda rodada de negociação entre o SIEMS e Associação Beneficente de Campo Grande aconteceu nesta manhã (31/07), no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT), mediada pelo Desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, com a participação do Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho Dr Leontino Ferreira de Lima Júnior.
Segundo a vice-presidente do SIEMS, enfermeira Helena Delgado, a reunião foi marcada por intenso debate, tendo em vista que a entidade patronal propôs retirar benefícios adquiridos por meio dos instrumentos coletivos anteriores. "Com a nova lei da Reforma Trabalhista, a proposta da Santa Casa foi de retirar a folga dos funcionários, reduzir o percentual do pagamentos das gratificações de aperfeiçoamento profissional e também mudar questões relacionadas à jornada de trabalho. Além do reajuste salarial, o sindicato trabalha para manter todo o instrumento normativo. Nós tivemos um posicionamento do desembargador muito positivo, no sentido de nos ajudar a preservar esses direitos e não acompanhar a Reforma Trabalhista", ressalta a Vice-presidente do SIEMS, enfermeira Helena Delgado.
O SIEMS esteve representado pela vice-presidente e pelos assessores jurídicos Dra. Olívia Maria Moreira Brandão, Dr. Perceu Jorge Ronda e Dra. Adriana Ferreira Alves. Representando a Santa Casa a diretora financeira Sandra Luiza Schio Ortega, o gerente de recursos humanos Sr. Jefferson José Lopes de Araújo e a assessora jurídica Dra. Gláucia Regina Piteri.
As partes não compuseram acordo, no entanto, para por fim ao litígio, o juíz apresentou proposta às partes. Os representantes da Santa Casa irão levar a proposta para apreciação da diretoria e os diretores do SIEMS irão levar a proposta para apreciação dos trabalhadores em assembleia geral, que em breve será convocada.
A próxima audiência está agendada para o dia 20 de agosto, no Núcleo de Conciliação TRT.