Cerca de 500 trabalhadores na área de enfermagem e acadêmicos participaram da Marcha de Branco, na manhã do sábado (31), manifestação da categoria pela redução da jornada de trabalho em 30 horas. Helena Delgado, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (SIEMS), entidade que coordena o Fórum Regional 30 horas, ressaltou que a manifestação é uma das ações para pressionar a bancada federal pela votação do Projeto de Lei 2.295/2000 que regulamenta a Jornada de Trabalho em 30 horas para a enfermagem.
“Estamos felizes com a presença da categoria, o apoio da população e porque políticos apareceram e se comprometeram com a causa. O vereador Alex do PT afirmou durante o ato que vai apresentar um projeto similar ao que tramita no Congresso Nacional, só que em nível municipal, regulamentando a redução da nossa jornada. O deputado federal Vander Loubet também afirmou que vai nos ajudar nessa luta. Além de termos recebido ligações dos deputados Fábio Trad e Mandeta que disseram que irão nos auxiliar em Brasília. A causa é justa!”, ponderou Helena.
A líder sindical ressaltou a participação das entidades de classe em favor da categoria. Além do SIEMS, participam do Fórum Regional o Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande (SISEM), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Associação de Enfermagem de Campo Grande, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Sindicato dos Trabalhadores da Seguridade Social (SINTS).
“Nos unimos pelo bem da enfermagem. Temos uma jornada extenuante, em média 44 horas seanais. Em alguns casos devido a escala de plantões chegamos a 56 horas. Um absurdo! Essa carga horária compromete a saúde e a qualidade de vida dos mais de 16 mil profissionais da área que atuam no Estado. Em Dourados tivemos o caso de suicídio de um enfermeiro”, ponderou.
Participaram da manifestação representantes de Corumbá, Coxim, São Gabriel do Oeste, Dourados e Campo Grande. A passeata saiu da Santa Casa até a Praça do Rádio no Centro da Capital. No próximo dia 11 de abril uma caravana da Enfermagem sul-matogrossense vai a Brasília participar da Marcha Nacional de Branco.