Sempre focado em ações voltadas à saúde dos trabalhadores, em especial da categoria de enfermagem, o SIEMS participa constantemente de reuniões do GETRIN-24 (Grupo de Trabalho Interinstitucional).
“O Grupo está atento e monitorando as questões relacionadas ao Acidente do Trabalho, bem como organizando atividades de conscientização e prevenção” destaca a vice-presidente do SIEMS, Helena Delgado, ao ressaltar a importância do Grupo no âmbito trabalhista do Estado.
Em fevereiro, o Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro e Juiz do trabalho Substituto, Dr. Márcio Alexandre da Silva, apresentou aos integrantes do Grupo dados estatísticos relativos acidentes e doenças do trabalho, que em breve será divulgado.
Depressão
Um questão levantada pelo SIEMS, durante a última reunião, foi relacionada à depressão. “O monitoramento dos casos de depressão entre as doenças ocupacionais é mais difícil porque não há possibilidades de ser registrada em CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Mas nós, que vivenciamos o dia a dia da enfermagem, sabemos que a doença atinge cada vez mais profissionais. Por isso, o SIEMS busca um diálogo direto com os patronais para que tenham um olhar diferenciado sobre esta questão. Os eventos e orientações do GETRIN reforçam aos empregadores a necessidade de cuidar da saúde física e mental de cada trabalhador e trabalhadora”, explica.
O Grupo de Trabalho Interinstitucional é composto pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho/MS, Fundacentro/MS, Cerest Regional Campo Grande, Cerest Estadual e Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul - Siems, constituído no âmbito do Programa Trabalho Seguro, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT.
Fonte: Adriana Miceli - SIEMS