Helena Delgado, coordenadora do Fórum Regional 30 Horas, e presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de MS (SIEMS), informa à categoria que conforme deliberação durante a ultima reunião estão sendo encaminhadas aos candidatos a prefeito dos municípios do Estado propostas e compromissos para serem sancionadas após o pleito. Conforme Helena é uma forma de garantir o compromisso por parte dos futuros prefeitos à sanção de leis municipais garantindo a redução da jornada de trabalho.
“Também deliberamos que a questão do adicional por insalubridade, plano de cargos, carreiras e salários”, detalhou Helena.
Ela salientou que especialmente para Campo Grande as propostas seriam: alteração da referência do nível 14 para 15 na tabela salarial. Valor dos plantões alterados para 80% do maior valor pago a outra categoria. Liberação permanente ou temporária de um representante da Associação dos Enfermeiros de Campo Grande e Região (AECGR) para desenvolvimentos de ações referentes à função que ocupa na entidade de classe citada, sem prejuízos na remuneração e com manutenção de plantões. Gratificação de responsabilidade técnica, responsável técnico por unidade de saúde sem atribuições assistenciais.
Apoio a construção da sede da AECGR, inclusão da AECGR no Estatuto do Servidor como entidade representativa dos enfermeiros a título de Associação. Pelo Sisem fica proposto que aos técnicos em enfermagem seja pago percentual de 80% dos valores propostos pelos enfermeiros.
A líder sindical também declarou que a Associação dos Enfermeiros de Campo Grande e Região solicitou o ingresso ao Fórum Regional. Além do SIEMS, também participaram da reunião do Fórum o SISEM (Pres. Marcos Tabosa, Luiz Ramires e Enfermeiro Mário), ASFEN (Giane Alvarez) AECGR (Anderson Mareco Malaquias, Sonia Maria Correa e Jorcinei Alvarenga).