No dia 13 de dezembro, acontece a palestra “Nossos Filhos do Século XXI” ministrada pelo professor e doutor Daniel Becker, reconhecido nacionalmente por ser fundador do Centro de Promoção de Saúde (um conceito de que a criança precisa ser vista de forma mais abrangente), pioneiro de Pediatra Integral no Brasil, professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e ex Médicos sem Fronteira em campos de refugiados na Ásia.
A palestra será às 19h, no Novotel e todo o valor arrecadado será revertido para reformas na estrutura física do setor pediátrico do Hospital Santa Casa Campo Grande. Atualmente o atendimento destinado à pediatria – internação pelo SUS – ocorre somente em duas das três alas, no 6º andar, isso porque uma ala está interditada por conta de reparos como rachaduras nas paredes e banheiros que necessitam de reformas.
A chefe do Núcleo de Organização de Eventos, Cátia Almeida, destaca que a importância do tema. Não será apenas uma palestra técnica, o drº Daniel Becker tem muita experiência no âmbito educacional das crianças, por isso sua palestra é muito relevante para pais, acadêmicos, educadores e sociedade em geral”, destaca.
Parceria
O presidente do SIEMS, Lázaro Santana, explica que o sindicato colabora com a realização deste evento. “Entendemos a questão social, vivenciamos a realidade da Santa Casa, o setor de pediatria carece de muitos recursos, e sabemos – como é divulgado por toda a mídia – que o hospital passa por situação crítica financeiramente. Por isso, ações como essa minimizam os problemas existentes no setor pediátrico. Nossa expectativa é de que a categoria da enfermagem compareça expressivamente na palestra”, pontua Lázaro.
Solidariedade
Neste ano, o Núcleo de Organização de Eventos realizou a primeira palestra em prol do setor pediátrico, no mês de outubro, ministrada pelo profº Dr. Clóvis de Barros Filho. Com a participação de 700 pessoas, o valor arrecadado possibilitou a compra do equipamento medidor de icterícia neonatal.
A icterícia é uma comum em recém-nascidos, altera a coloração dos olhos e da pele devido a uma grande quantidade de pigmentos biliares no sangue, não oferece riscos ao bebê se controlada adequadamente, no entanto, muitas vezes as crianças nascem com pré-disposição para hepatite, por isso é imprescindível medir o nível dos pigmentos bilares.
“Com o aparelho deixamos de produzir traumas aos recém nascidos, tendo em vista que anteriormente era necessário fazer essa medição por exame de sangue, agora a Santa Casa é pioneira no Estado em realizar a medição por escaneamento da pele do bebê. Desta forma, também, possibilitamos economia ao hospital que deixa de utilizar os materiais descartáveis necessários anteriormente”, explica Cátia Almeida.
Valor
O ingresso pode ser adquirido no setor de Coordenação de Evento da Santa Casa, no valor de RS 60,00 à vista ou dividido em 2 vezes no cartão de crédito. Para mais informações: 67 3322-4092 ou 9 9177-2335
Fonte: Assessoria de Imprensa Siems