A Convenção Coletiva de Trabalho dos profissionais em enfermagem de Dourados (MS) foi firmada no segundo semestre de 2018. O reajuste linear assegurado foi de 2,90%, acima do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) que no período estava em 1,6%.
O SIEMS garantiu o aumento no valor do Abono Assiduidade, que era o menor do Estado, subindo de 3% para 5%, se adequando à realidade dos municípios da base sindical.
Outra garantia, é a remuneração em dobro ou uma folga nos feriados nacionais e estaduais. Além disso, a Gratificação por aperfeiçoamento profissional possibilita acréscimo de 5% no salário base dos profissionais pós graduados na área hospitalar.
Aos trabalhadores que tenham filhos, é somado à remuneração o Auxílio Creche no valor de 10% do salário mínimo por filho, a partir do retorno ao trabalho até a criança completar 5 anos.
O presidente do SIEMS, Lázaro Santana, destaca que mesmo com as dificuldades enfrentadas contra o movimento sindical e até mesmo a crise financeira do país, o sindicato assegura benefícios. "Não aceitamos perdas salariais e buscamos medidas como os aumentos nos valores das gratificações, abonos e auxílios para somar aos índices dos reajustes nos instrumentos coletivos firmados. Além disso, nas negociações garantimos cláusulas que impedem que os retrocessos da Reforma Trabalhista prejudiquem os profissionais da enfermagem", enfatiza.
Fonte: Assessoria de Imprensa SIEMS