O SIEMS cria um novo espaço para estimular a categoria a se inspirar em bons exemplos de profissionais que estão vencendo DESAFIOS PROFISSIONAIS, quebrando paradigmas, construindo uma história de sucesso.
Esses profissionais inovadores impulsionam a Enfermagem à mudanças que imaginávamos distantes, e concedem autonomia de atuação melhorando ainda mais os serviços e consequentemente a assistência ao paciente.
Dennis Junior
Enfermeiro da Santa Casa de Corumbá
Diretor de Enfermagem
Narrativa de uma história de sucesso que começa a ser escrita...
“Iniciei a direção de enfermagem a cerca de 60 dias, demorei um tempo para que tivesse uma visão do contexto técnico administrativo do hospital, e levantamento das dificuldades para qualificar a assistência. A medida inicial foi articular junto a gestão, adequação do quadro de funcionários que se encontrava extremamente defasado. Entretanto não havia instrumentos para dimensionamento dos funcionários, foi então necessário levantamento junto ao recursos humanos para que pudéssemos verificar os déficits que apresentava o hospital. No total inicial de 14 funcionários, e após constatar esse déficit tive aprovação e assim foi realizado até que tenhamos instrumentos adequados provando a necessidade de mais contratações.
Segundo Passo...
Foi a implantação da SAE, bem como classificação de risco para então realizarmos o dimensionamento dos funcionários. Trata-se de um trabalho complexo e longo uma vez que estamos em fase de implantação e ainda temos muita resistência da equipe técnica sobre o conceito de SAE.
Desde então, estamos promovendo encontros com os enfermeiros quinzenalmente, com o intuito de aproximar e unir a categoria, e articularmos educação permanente aos nossos funcionários. Estamos preparando aulas de PCR, SAE, cateter e outros assuntos que nos são trazidos por nossos colaboradores. Além disso, criamos o regimento interno de enfermagem com ajuda do COREN-MS, fizemos a prova de seleção interna para enfermeiros, valorizando assim, a mão de obra que se qualificou e esta conosco na instituição. Agora, estamos num passo de evolução uma vez que estamos junto à gestão desenvolvendo projetos que terá interação com a atenção básica.
Ainda temos muita resistência, pois além de tudo, temos que criar normas e rotinas além de atualização dos POPs dos setores.
Contamos com o apoio do SIEMS nas capacitações, uma vez que acreditamos que somente assim, poderemos prover um processo positivo de mudanças. É um processo longo e trabalhoso, com resultados curtos e muitas criticas, entretanto gratificante a medida que vemos a evolução da enfermagem e o fortalecimento da nossa categoria”.