Nesta matéria, confira os principais benefícios conquistados.
No dia 08 de julho, o SIEMS firmou o Acordo Coletivo de Trabalho da Santa Casa de Campo Grande. O sindicato assegurou reajuste salarial de 5,53% aos Auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem Nível II e Enfermeiros.
O presidente do SIEMS, Enfermeiro Lázaro Santana, destaca que esse reajuste foi possível devido ao empenho tanto do sindicato, quanto dos trabalhadores.
“Essa integração, a participação da categoria nas Assembleias e a confiança no sindicato, fortalecem a Enfermagem. A diretoria manteve-se firme nas negociações. Em 2021, muitos profissionais, principalmente do setor público, tiveram reajuste zero e com isso sofreram defasagem salarial. Fomos enfáticos de que não permitiríamos que isso acontecesse com a enfermagem”, ressalta o presidente.
A vice-presidente, Enfermeira Esp. Helena Delgado, aponta que o SIEMS vai além dos salários. “Nos articulamos para melhorias salariais, mas acima de tudo, pela qualidade no ambiente de trabalho, valorização e demais benefícios que contribuam para elevar a remuneração da Enfermagem, como auxílios e gratificações. Neste ano, mais uma vez, avançamos, mesmo diante de período de instabilidade econômica e sanitária em nosso país”, conclui.
Confira abaixo, destaques dos principais benefícios:
Adicional por tempo de serviço
Será descongelado o Adicional de Tempo de Casa, a partir de maio de 2012. Sendo que o pagamento será equivalente a 1% do salário base por cada ano trabalhado, completado a partir da data citada. O adicional será devido quando o profissional tiver completado 12 meses de tempo de serviço. O empregado receberá o valor de tempo de casa, de acordo com o número de anos trabalhados.
Abono Salarial
É assegurado aos trabalhadores de Enfermagem, a manutenção do recebimento do Abono Salarial equivalente a R$ 86,00.
Gratificação por aperfeiçoamento profissional
Até 10% sobre o salário base ao enfermeiro, associado ao sindicato, que obtiver diploma em cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado, sendo segundo os critérios institucionais já adotados.
Técnicos em enfermagem, associados ao SIEMS, que concluírem curso de aperfeiçoamento reconhecidos pela Entidade de Classe, Escolas Técnicas ou Instituições de Ensino Superior reconhecidos pelo MEC ou cursos livres disponibilizados pela GEPEC ou Escola de Saúde da Santa Casa ou outras instituições que o setor de recursos humanos venha a reconhecer:
-carga horária a partir de 40h = 5%
-carga horária a partir de 60h = 7%
-carga horária a partir de 90h = 10%
O empregado Técnico em Enfermagem que já possui graduação em Enfermagem (que já está aguardando concurso interno para admissão como enfermeiro) : 10% sobre o salário base
Técnicos em Enfermagem, associados ao sindicato, com formação em instrumentação cirúrgica, com carga horária superior a 120 horas, presencial, e que desenvolvam atividade de Instrumentador Cirúrgico em todos os Blocos Cirúrgicos da ABCG, incluindo os Blocos Cirúrgicos do Hospital do Trauma Day Clinic e Centro Obstétrico: 5% sobre o salário base
Abono Assiduidade
Os trabalhadores que não tiverem nenhuma falta, atrasos, nem tenham penalidades e não estiverem afastados por licenças, entre outros critérios, receberão o equivalente a 8% sobre o salário base.
Acomodação Hospitalar
Os estabelecimentos conveniados ao SUS concederão a seus empregados e a seus filhos, cônjuge, pai, mãe, irmãos dentro de suas disponibilidades de vagas, acomodações que não a enfermaria, ou seja, ½ (meio) apartamento, quando internados, com tratamento (pelo convênio), assim como os exames, medicamentos e hotelaria.
Com relação aos estabelecimentos de saúde não conveniados ao SUS, ou seja, os particulares, os mesmos concederão aos seus empregados e filhos menores que possuírem Plano de Saúde, dentro de sus disponibilidades de vagas, acomodações que não a enfermaria, ou seja ½ apartamento quando internados.
Auxílio Funeral
Pagamento de 2 salários mínimos a familiar (cônjuge ou filho e na falta destes, aos pais) do profissional falecido.
Auxílio Creche
Pagamento no valor de R$ 90 reais aos funcionários do período noturno com filhos na faixa etária de 3 meses completos a 6 anos incompletos.
Programa de Ingresso Qualificado
100 das vagas que surgirem no quadro funcional da empregadora, serão direcionadas, prioritariamente para os profissionais técnicos de enfermagem que concluírem a graduação de enfermagem e que já trabalham na ABCG, se devidamente aprovados em processo seletivo interno ou processo seletivo para enfermeiros.
Reclassificação dos Funcionários
Reclassificação dos funcionários da Área de Enfermagem de Auxiliares de Enfermagem para Técnicos em Enfermagem:
-Funcionários de Enfermagem admitidos até 31/12/2021 – terão suas promoções efetivadas até 31/12/2022.
Para isso, deverão ser seguidos critérios estipulados pela ABCG.
Fonte: Adriana Miceli - Comunicação SIEMS