Foi incluído em pauta ordinária de votação do Plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (29) o Projeto de Lei nº 1681/1999, que regula o exercício da profissão de Técnico em Imobilização Ortopédica. O texto da legislação impacta diretamente nas competências dos profissionais de enfermagem, reduzindo seu campo de atuação, pois já executam esse tipo de atividade em suas funções, segundo Resolução Cofen nº 4222/2012.
Em vista do encerramento da sessão, a votação acabou não acontecendo nesta data. Porém, o Projeto deve ser incluído novamente na Reunião do Colégio de Líderes, no próximo dia 6 de maio.
A categoria precisa se mobilizar para que o projeto não seja aprovado com a redação atual e, consequentemente, para que a profissão de Enfermagem não seja prejudicada mais uma vez.
“O Cofen incentiva as entidades representativas, profissionais e estudantes de Enfermagem a se mobilizem para impedirem que mais um campo de atuação da profissão seja tolhido”, alerta o presidente do Cofen Osvaldo Albuquerque.
Fonte: Ascom-Cofen