Na data de 05 de Dezembro de 2012 ocorreram as eleições para eleger a Diretoria do Sindicato de Enfermagem do Estado de Mato Grosso do Sul para o quadrienio 2013/2016. Na ocasião 02 chapas concorreram ao pleito (chapa 01 e chapa 02) ambas contendo membros da Diretoria do SIEMS. A Chapa 02, encabeçada pela Auxiliar de Enfermagem aposentada, Sra Maria Francisca de Oliveira, não conseguiu viabilizar a documentação necessária para registro da chapa mas mesmo assim, por decisão da Comissão Eleitoral, que conta com um membro de cada chapa concorrente e 01 representate do Sindicato democratizou ainda mais o processo, e em consenso pactuaram pelo prosseguimento da eleição, pois na verdade, o que de fato interessava naquele momento era a vontade do trabalhador, que seria demonstrada nas urnas de coletas de votos. As pesquisas apontavam! Lazaro Santana e seu grupo sem sombras de duvidas ganhariam a eleição. Diante disso a Chapa concorrente (chapa 02) ingressou com uma ação contra o Sindicato para suspender o pleito e prorrogar o mandato da Diretoria da época; sem deixar claro qual exatamente a finalidade dessa ação a JUSTIÇA NEGOU TODOS OS PEDIDOS. O Poder Judiciario analisou toda a documentação e não encontrou nenhum motivo que impedisse a saída das urnas para coleta de votos. PARA DESESPERO DA CHAPA 02 as urnas comprovaram as pesquisas e LAZARO SANTANA FOI ELEITO NOVO PRESIDENTE DO SIEMS COM 76, 66% DOS VOTOS DA CATEGORIA.
O processo eleitoral contou com a participação massiva da categoria que elegeram no dia 03 de Dezembro de 2012 um novo líder sindical, Lazaro Santana e sua Diretoria que assume pelos próximos quatro anos a presidência do Sindicato de Enfermagem do Estado de Mato Grosso do Sul (SIEMS). FINALMENTE A DECISÃO JUDICIAL SENTENCIOU QUE NÃO CONSTATOU IRREGULARIDADES NO PROCESSO DE CONVOCAÇÃO DA ELEIÇÃO. O PROCESSO ELEITORAL FOI CONSIDERADO VÁLIDO E O PROCESSO JUDICIAL FOI EXTINTO. Confiram a decisão na integra em anexo a essa matéria.
O Presidente do SIEMS, disse que não tinha duvidas sobre a decisão, pois, sempre pautou pelo que é correto. “Fico muito feliz pelo voto de confiança e pela participação da categoria. Entregaram-me uma missão e irei honra-la", acrescentando que a vitória dele também é da União Geral dos Trabalhadores (UGT). Lazaro enfatizou que fará uma gestão cada vez mais próxima da categoria.