A categoria de enfermagem está atenta à importância da saúde do trabalhador. Incentivada pelo SIEMS, profissionais participaram ativamente de eventos realizados no mês ‘Abril Verde’, um movimento nacional que fomenta a reflexão e ações para a adoção de cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
No dia 27 de abril, a categoria mais uma vez atendeu ao convite do SIEMS e marcou presença no Seminário Impacto da Gestão na Saúde do Trabalhador, que aconteceu no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Além dos profissionais da saúde, o evento contou com a interação de desembargadores, representantes do TRT, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Sindicatos, CEREST (Centro de Reabilitação em Saúde do Trabalhador) Estadual e Municipal, Fundacentro (Fundação Jorge Duprat e Figueiredo).
O Juiz do Trabalho Dr. Márcio Alexandre da Silva - que durante o Abril Verde mobilizou as entidades - dialogou com os representantes sindicais destacando a importância da categoria estar organizada, pois, segundo ele, a questão da saúde do trabalhador também deve ser uma das prioridades do movimento sindical.
“Foram eventos relevantes não só para a enfermagem, mas para toda a categoria da saúde. O sindicato entende a importância de tratar deste tema em busca de soluções, por isso, em parceria com outras instituições importantes, apoiamos o evento e tivemos a participação dos trabalhadores que confiam na seriedade das ações do sindicato. Agradeço aos diretores do SIEMS que estiveram empenhados em todas as ações do mês Abril Verde, essa determinação produz efeitos positivos em prol da enfermagem”, destaca o presidente do SIEMS, Lázaro Santana.
Apresentação Cultural
Além do apoio para a realização de seminários, o SIEMS viabilizou apresentação cultural para valorizar o regionalismo. Durante as aberturas dos eventos, os participantes puderam se descontrair ao som do violeiro Zé Lourenço, que tocou músicas raízes de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Adriana Miceli - SIEMS