publicado em 9 de Maio de 2011 às 11:52 - Hitória do SIEMS

História do SIEMS

º Em 1986 os trabalhadores dos estabelecimentos de saúde iniciam o processo de organização sindical em nosso estado, montando um Sindicato único para representar todos os trabalhadores da saúde denominado então como Sindhesaúde. 
º Nesta época, em agosto de 1986 precisamente, aconteceu da a maior Greve Geral da história Santa Casa, que contou com a participação de 90% (noventa por cento) de adesão de todos os trabalhadores. 
º Em maio de 1987 outra Greve Geral encabeçada pelos diretores que estavam a frente do Sindhesaúde, demorou 21 dias. Sem adesão da maioria a greve fracassou, enfraquecendo politicamente o Sindicato e a categoria em geral. 
º De 1988 a 1993 tivemos diversas greves, mas a mobilização já estava difícil tendo em vista que os médicos e radiologistas já estavam com Sindicatos montados, enfraquecendo as lutas por melhorias.. 

Enfermagem inicia o processo de organização do Siems. 



º Em 1993 após as eleições que ocorreram no Sindesaúde, onde a chapa da maioria era apoiada pela enfermagem perdeu as eleições, inicia-se então através de um grupo de trabalhadores da enfermagem do CTI da Santa Casa a montagem de uma Chapa provisória para fundar um Sindicato específico para representar a enfermagem 
º Houve diversas ações de impugnações na justiça por parte dos Sindhesaúde e da Federação dos trabalhadores da saúde visando impedir a montagem do Siems. 
º Finalmente em agosto de 1994 através de documento expedido pelo Secretário de Relações do Trabalho de Brasília reconhece o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Estado de Mato Grosso do Sul representante do conjunto dos trabalhadores (Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Atendentes de Enfermagem). Carta sindical 

1993/1994 - Erani Fernandez Albuquerque, presidenta fundadora do SIEMS 



Em 1994 Eleição Direta do Siems. 

º Em 1994, com apenas 180 filiados, com 01 chapa concorrente vence e assume a Diretoria do Siems em março de 1995 o Sr. Paulo Cezar Machado. 
º As primeiras bandeiras de lutas começam a serem encaminhadas. 




1995 - Paulo Cezar Machado em assembléia com a categoria 
1995 - SIEMS investindo na qualificação dos Atendentes de Enfermagem 

º É lançado o Boletim Informativo do Siems, visando manter a categoria informada. 
º Fixada a Data Base da categoria para o mês de maio. 
º Campanhas de Filiação. 
º Abertura de Convênios com requisições. 
º Homenagens para Enfermagem - Tradicionais Festa de Enfermagem. 
º Nesta época as Horas Extras eram em excesso e os salários defasados. 

º SIEMS inicia processo de qualificação dos Atendentes de Enfermagem no estado, através de suplência em Cuiabá e Goiânia. 

Em 1997 novas Eleições Diretas 

º Em 1997 contando com 1.500 filiados, a categoria é novamente convocada para as eleições do Siems. 

1997 - SIEMS localizado na Rua 13 de Maio, onde ocorreram as apurações. 
1997 - Momento em que o trabalhador participou democraticamente das eleições 

º Com 04 (quatro) chapas concorrentes, a chapa encabeçada pelo atual presidente denominada "Enfermagem Uma Questão de Competência" vence com grande margem de diferença. 
º Empossado a diretoria, os trabalhos continuam a serem efetuados. 
º Conscientização da categoria da importância do Sindicato. 
º Campanhas de Filiação. 


(A esquerda) 1997 - Comissão eleitoral apuradora dos votos "Enfermagem Uma Questão de Competência" 


(A direita) 1998 - SIEMS visita Nioaque/MS 

º Informatização do sistema de Convênios, através dos cheques/cupons, e crescimento dos fornecimentos de convênios. 
º Realização de Churrasco com Torneio de Futebol Suíço Feminino e Masculino. Comemorando a Semana de Enfermagem. 



º Lançamento do Boletim informativo ENFERMAGEM DE PLANTÃO. 
º Abertura de Delegacia em Anaurilândia. 



1999 - SIEMS adquire uma área para Delegacia em Anaurilândia (foto ao lado) 


º Aquisição de 01 área de 02 (dois) hectares no corredor da Nova Lima para construção da Sede Social dos associados do Siems. 


º Participação nas Negociações Coletiva com a Prefeitura de Campo Grande 

º Ação Coletiva do Siems contra a Santa Casa - Reflexos de Horas Extras e Insalubridade. 
º Filiação na Central Única dos Trabalhadores. 
º É realizada a 1ª Greve Geral encabeçada pelo Siems. 


º Contando com 3.800 filiados, a categoria novamente é convocada a participar das eleições. 
Colocada 01 urna eletrônica na Santa Casa, 20 urnas itinerantes percorrendo as entidades hospitalares e alguns municípios do interior. 
Participarão duas chapas que teve como vencedora a chapa denominada "Enfermagem Opção Pela Vida". 

Novembro/2000 - Comissão Eleitoral e Representantes das Chapas se dirigem para a contagem de votos no Sindicato. 


Novembro/2000 - Contagem dos votos Novembro/2000 - Categoria participa democraticamente. 


Novembro/2000 - Diretoria Eleita reunião de posse. 



Maio/2001 - Luta pelas 36 horas semanais 
Janeiro/2002 - Extensão de base em Corumbá. 

º Os trabalhos foram intensificados, contando com 06 diretores a disposição do Sindicato. 
º Junho/2001- Siems ganha Ação Judicial contra a Santa Casa de Campo Grande colocando 1.000.000,00 (um milhão de reais) no bolso do trabalhador referente aos Reflexos de Horas Extras. 
º Agosto de 2001- É efetuada a reforma do Estatuto, estendendo o número de diretores de 18 para 32. Alterado o prazo do mandato de 03 para 04 anos. Abrindo o grupo associativo para os sócios usuários. 
º Março/2001- Siems move Ação Coletiva contra a Prefeitura Municipal de Campo Grande- Pagamento de Insalubridade dos servidores que foi retirada da folha. 
ºMaio/2001- Realização de Churrasco em comemoração a Semana de Enfermagem no Macarronadas, realizado em março de 2001. 
I Encontro dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Mato Grosso do Sul. 
º Novembro/2001 Realização do I Encontro dos Profissionais de Enfermagem da Grande Região de Dourados. 
º Setembro/2001-Inicio da construção da Sede Social do Siems. 
º Maio/2002 Lançamento da Campanha " Não fique Só" . Eu fiz Opção pela Vida. " Fiquei Sócio. 
º Março/2002 - Aquisição de 01 Gabinete Odontológico na sede do Siems. 
º Novembro/2001-Curso de Eletrocardiograma ministrado pela Dra. Maria Augusta Rahe Pereira. 


Gabinete Odontológico 
Dra. Maria Augusta Rahe Pereira 


Novembro/2001 - Realização do I Encontro dos Profissionais de Enfermagem da Grande Dourados. Maio/2002 - Lançamento da Campanha " Não fique Só -. Eu fiz Opção pela Vida. - Fiquei Sócio¨. 
º Julho/2002- Abertura do Balcão de Emprego. 
º Outubro/2001- Fechamento de Convênio para Profissionalização de Técnico de Enfermagem, com a escola formadora Cruz Vermelha.

EM 2004 novo Processo Eleitoral. Sendo um dos processos mais democraticos vivienciados pelo SIEMS a chapa um olhar de luta se torna vencedora encabeça pela Téc. Enf. Helena Delgado a primeira mulher eleita pelo voto de diretores da Capital e do interior.

Helena no inicio de 2005 convoca sua Diretoria para planejamento e capacitação sod dirigentes, inica-se um processo de transformação no movimento sindical, pois Helena pauta pelo entendimento e poder de negociação. Sabendo das precariedades que a Categoria se encontra a nivel do interior a Presidente então delega o Diretor Célio Boscardin para que o mesmo se inserisse nas discussões das politicas públicas da saúde em especial do SUS, e que levasse nossos anseios e dificuldades, foi então que o SIEMS retomou a cadeira esquecida da CIST(Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador) do Estado de MS, nas reuniões o SIEMS tem amplamente discutido a Saúde da nossa categoria, reconquistamos o Conselho Estadual de Saúde e assumimos a cadeira do mesmo pra efeitivação do controle social, e isso o SIEMS tem feito muito bem. ainda em 2005 o SIEMS foi palestrante na pessoa do Diretor Célio Boscardin e Ana Lucia Domingues nos processos de conferências de saúde de MS. Helena Fez questão de percorrer os 78 municipios de MS e ter contato com cada trabalhador na sua base, em 2005 nossa negociação foi realizado diversos acordos no MS em todos pautamos claussulas sociais e economicas todas em beneficio para a categoria, conquistaremso pouco a pouco lento e progressivo ganhos para a enfermagem.

*Em Outubro de 2005 Helena Delgado e diretores juntamente com assessoria Juridica participa em Brasilia da discussão do PCCS-SUS onde fizemos diversas intervenções e efetivamso diretrizes que benefeciam nossa categoria.

*Em 2006 a luta persiste participamos da caravana em defesa das 30 h semanais com 4 onibus que transportou sua delegação organizada e bancada pelo SIEMS. Mais um ano de conquistas com viagens pelos municipios onde a situação ainda era emergentes, diversos foram os contatos com Sec. de Saúde Prefeitos e Gestores hospitalares para ajustar os conflitos existentes. Neste memo ano o SIEMS por força dos trabalhadores do hospital Cidade de Aquidauana realiza sua primeira Greve por falta de pagamento e condições de trabalho, com a paralisação o SIEMS mobilizou a sociedade civil e politica de Aquidauana que após uma semana, em audiencia pública convocada pelo SIndicato na Câmara Municipal deliberou-se pela intervenção da junta administrativa do Hospital, foi um sucesso mais uma batalha vencida pelo SIEMS em favor de seus representados. Inumeros eventos foi realizado SIEMS no mês da enfermagem onde o SIEMS estimulou a semana da enfermagem, cada cidade ou isntituição com seus temas amplamente discutido pelos seus delegados e diretores de Base a exemplo Bandeirantes, Coxim, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Navirai, Porto Murtinho, Bela Vista entre outos....

*2008- O Baile de Enfermagem surprende Helena e Diretoria com a presença de 3,5 mil trabalhadores que lotaram o clube Nipo-Brasileiro. Em Dourados não foi diferente apesar do frio a enfermagem prestigiou a Diretora e Vice-Presidente Maria Francisca (Chica) o Baile foi um tremendo sucesso.

* Para a nossa surpresa mais uma vez o evento 13 Baile da enfermagem já desta vez realizado no Clube União dos Sargentos comparece nada mais nada menos do que cinco mil trabalhadores, levando a diretoria a comoção. Fomos prestigiados por Enfermeiros, técnicos e auxiliares do interior do Estado. Paranaiba, Ribas do Rio Pardo, Bandeirantes, São Gabriel, Aquidauana. Dourados entre Outros......

*2009- O SIEMS assume a Coordenação da Mesa Permanente de Negociação do SUS, que na ocasião provocou o gestor Estadual em manifestar-se na implantação do PCCS-SUS dos Servidores da Saúde no Estado de MS. Ainda neste ano enviamos mais uma vez uma delegação de delegados e diretores de base na coordenação do Dir. Eduardo Parras para participar do manifesto realizado pelo COFEN-CORENS E SINDICATOS de todos os Estados, com o objetivo de precionar nossos legisladores em aprovar o Projeto de Lei 2295/2000.

*Para nossa surpresa

*Um dos maiores sonhos de todos os tempos da Categoria foi realizado na gestão da Helena Delgado que com sua capacidade, responsabilidade e transparência adquiriu a Sede própria do SIEMS.

*2009 chega ao fim a Gestão Helena Delgado. Mais a mesma não queria e nem desejava ir pra reeleição, porém diante das inumeras cartas vindo dos Dirigentes e delegados dos Hopitais do interior homologado pelos trabalhadores, e nas assembléias da Santa Casa de Campo Grande  o grito era um só Helena Delgado nos Presidente, comovida pelos apelos então Helena decide disputar mais um processo eleitoral no SIEMS, para sua surpresa não houve registro de chapa, todos sabiam da vitória esmagante de Delgado. Então Helena é aclamada mais uma vez com sua competente Diretoria para exercer o mandato um olhar de luta II.

*2010 estamos buscando as melhorias para a categoria, iniciamos nossas viagens pelo interior a fim de discutir nossa negociação salarial do corrente ano.

    Escolha a sua rede social e compartilhe a informação
    SIEMS - Sindicato dos Trababalhadores na Área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul
    Rua Caviuna, 42, Bairro Cabreuva, Campo Grande-MS, CEP:79008-200 - Fone:0xx67 3028-7499 - Interior(0800 600 7399) - email:siems@siems.org.br